A história do BOTTLETOP

A BOTTLETOP foi fundada em 2002 por Cameron e Roger Saul com a crença de que as pessoas deveriam ser capazes de possuir coisas bonitas que também deixassem um belo impacto nas pessoas e no planeta.


Em 2001, Cameron passou nove meses vivendo com uma comunidade indígena nas montanhas do sudeste de Uganda. Ele voltou com uma sacola feita de tampas de garrafas recicladas e com o desejo de usar design sustentável para apoiar os artesãos locais e arrecadar fundos para programas de educação em saúde.

Ele e Roger então editaram o design, adicionando um forro de couro feito de sobras de resíduos. Eles lançaram a bolsa como peça central da campanha Mulberry BOTTLETOP; que aumentou a consciencialização global e os fundos em apoio à prevenção do VIH/SIDA através da educação.


A bolsa BOTTLETOP tornou-se um best-seller, gerando meios de subsistência em África e estabelecendo o modelo BOTTLETOP para gerar impacto através do design.

BOTTLETOP aplicou então a sua receita de colaboração intercultural à música com o seu álbum 'Sound Affects Africa', apresentando afrobeat raro da Nigéria e do Gana, que remonta à década de 1970, e remixes de artistas electrónicos, incluindo Bonobo e Quantic. Os rendimentos ajudaram a apoiar projectos de educação sanitária no Quénia, no Ruanda e no Zimbabué.


Oliver Wayman estava trabalhando como olheiro para a Island Records e se juntou ao BOTTLETOP em 2005 como cofundador para apoiar o lançamento do álbum e o álbum seguinte 'Sound Affects Brazil' com a Mr Bongo Records. Isso levou a BOTTLETOP ao Brasil, onde Cameron e Oliver conheceram Luciano Dos Santos e descobriram uma técnica artesanal local de mulheres tecendo argolas de alumínio reciclado em Salvador, Bahia.

Eles ficaram imediatamente entusiasmados com este tecido leve de cota de malha reciclada e puderam ver o potencial para que ele fosse desenvolvido de diferentes maneiras e aproveitado para apoiar a comunidade local.


O ateliê e programa de treinamento BOTTLETOP foi criado em 2007. Luciano administra o ateliê em Salvador até hoje.

A partir de 2008, a BOTTLETOP apresentou coleções sazonais em Londres e Paris, vendendo para muitos dos principais varejistas de moda e lojas de design do mundo. O ex-CEO da Liberty, Iain Renwick, ingressou na BOTTLETOP como presidente em 2009.

O desenvolvimento do programa Couro Desmatamento Zero em parceria com a Federação Nacional da Vida Selvagem no Brasil foi fundamental no trabalho da BOTTLETOP na conscientização pública sobre o impacto da pecuária na floresta tropical. Isso levou ao desenvolvimento do tecido Mistura exclusivo da BOTTLETOP, uma mistura tecida à mão de couro e metal desenvolvida com o ex-diretor criativo da LVMH, Vincent Du Sartel, em Paris.

Seguiram-se projetos criativos de alto nível nos espaços de música e artes contemporâneas. A série de exposições e leilões de arte contemporânea BOTTLETOP Full Circle em apoio à Fundação BOTTLETOP aconteceu a partir de 2009 nas galerias Roundhouse, Phillips de Pury e Victoria Miro, e contou com obras de artistas icônicos globais como Rachel Whiteread, Vik Muniz, Adriana Varejão , Ernesto Neto, Chris Ofili, Yayoi Kusama e Peter Doig, entre muitos mais.

Em 2011, a All-Star BOTTLETOP Band foi formada. Principais artistas do Reino Unido e do Brasil - incluindo Arctic Monkeys, Libertines, VV Brown, Eliza Doolittle, Gruff Rhys, Fink, Kassin, Domenico, Rodrigo Amarante, Moreno Veloso e muitos mais - colaboraram em 'Dream Service', um álbum de originais Material BOTTLETOP produzido por Maric C em LA.

Uma parceria de design com o icônico designer de Nova York, Narciso Rodriguez, começou em 2014; A colaboração introduziu designs mais estruturados e a aplicação da trama BOTTLETOP Mistura nos painéis, além da ampliação da ampliação do ateliê BOTTLETOP em Salvador.

Narciso apresentou BOTTLETOP a outra designer icônica de Nova York - Donna Karan - o que rapidamente levou a uma colaboração com DKNY na última temporada de Donna Karan como Diretora Criativa. Os designs foram lançados na passarela da NY Fashion Week em setembro de 2015.

A BOTTLETOP foi contratada para desenhar figurinos para artistas e dançarinos para a cerimônia de abertura das Olimpíadas Rio 2016 no Rio e Jon Lee juntou-se à BOTTLETOP como COO para liderar a expansão da marca.

BOTTLETOP colaborou com os principais artistas contemporâneos Wangechi Mutu e Idris Khan na criação de uma série de designs de edição especial como parte da série Art On Canvas. Serigrafia impressa à mão em Nairóbi, Quênia, enfeitada com detalhes de metal reciclado de peças de automóveis.

Após três anos de desenvolvimento, a BOTTLETOP lançou a campanha #TOGETHERBAND em parceria com a Fundação das Nações Unidas no Dia da Terra de 2019, com a missão de gerar consciência e ação global em apoio aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU através da criatividade e da cultura. #TOGETHERBAND foi co-criado por Cameron Saul, Jon Lee, Oliver Wayman e Nachson Mimran.

Até à data, a campanha #TOGETHERBAND gerou mais de 9 mil milhões de impressões com mais de 1000 Embaixadores de todo o mundo e gerou mais de 2 milhões de dólares de impacto através dos seus projetos beneficiários e parceiros de impacto.


A Fundação BOTTLETOP apoia instituições de caridade de base para a educação em saúde que capacitam os jovens a protegerem-se e a fazerem escolhas saudáveis, juntamente com competências vocacionais e programas de formação. A Fundação também apoia ONG que se dedicam a promover os 17 ODS.